Situada na encosta norte do vale de Cerva, Ribeira de Pena, com exposição Nascente-Sul-Poente, encontramos as Casas da Fraga.
A original Casa da Fraga começou a ser construída em 1777, no século XVIII, o conjunto passou por várias fases de construção.
Inicialmente, constituía um local de acolhimento para os peregrinos de Santiago de Compostela uma vez que fazia parte do itinerário do “Caminho Português de Santiago Pelo Interior”.
Desde a idade média que as hospedarias acolhiam os caminhantes e mais tarde, passaram a acolher os doentes. Por isso, o termo «hospital» advém do conceito de «hospedaria» (hospital< hospitalaria < hospedaria).
Na verdade, em vários compartimentos encontramos muitos vestígios desse passado medieval como a presença de várias marcas e cruzes gravadas nas paredes de granito.
Além disso, numa das varandas projetadas para norte e que se situa na encosta voltada para a Serra do Alvão, onde por sua vez se situa o “Parque Natural do Alvão”, permanecem gravadas no granito ao longo de todo o perímetro da varanda, as 14 cruzes da via-sacra.
No início do ano de 2018, adquirimos este complexo com cerca de 10.000 m2 inserido numa zona verde com árvores de fruta, entre outras. O complexo apresentava-se num estado de ruína e praticamente, somente as paredes de granito se encontravam num estado razoável de conservação.
A renovação de todo o conjunto iniciou-se a 17 de julho de 2018, todavia manteve-se a traça original da estrutura existente. E não só, foram utilizados também os materiais nobres que eram originários da construção, nomeadamente as traves e vigas de castanho e carvalho, que foram reutilizadas.
Esta unidade de Turismo no Espaço Rural para além de estar muito bem localizada tem no conjunto restaurado: a zona de entrada com uma sala de estar e receção, 5 suites com quartos de banho privativos, um salão museu, uma sala de refeições e cozinha, uma eira e um canastro (espigueiro) seculares como também uma piscina de água salgada com uma vista deslumbrante da Serra do Alvão. E ainda, consideramos ter condições para no futuro reconstruir duas casas que se encontram em ruínas e convertê-las em dois T2. As obras foram concluídas em julho de 2020 e a inauguração oficial teve lugar no dia 16 de julho do mesmo ano. Assim, nasceram as “CASAS DA FRAGA 2020”.